Todas juntas marcamos a diferença ( :


Temas

Adolescência

 

Afinal o que é a adolescência?

A adolescência para nos por vezes parece uma espécie de quarta dimensão que começa supostamente, aos 13 anos e acaba por volta dos 18 anos com a chegada da maioridade. Para os nossos pais e para os adultos é um período difícil pois já não somos crianças mas também ainda não somos verdadeiramente responsáveis. 

É uma idade instável onde não temos nem os meios económicos nem a maturidade para realizar os nossos desejos o que por vezes nos deixa confusas e nervosas. 

Mas a adolescência é, no entanto, uma realidade. Uma altura da nossa vida difícil mas nem sempre rebelde. 

 

  • Mudanças Físicas: o nosso corpo tranforma-se numa etapa esperada com muita impaciência para muitas de nós. Finalmente os seios! A partir de agora já podemos usar sutiã! Mas ainda não estamos muito habituadas ao nosso corpo o que por vezes nos deixa incomodadas, envergonhadas e por vezes assustadas. 
  • Mudanças Psicológicas: o coração cresce e avança para a frente! Temos desejos, sonhos e impulsos que queremos realizar. A sexualidade já não nos é indiferente e sonhamos com a nossa primeira vez, queremos conhecer o amor físico, os seus problemos e os seus prazeres. Sentimo-nos muitas vezes angustiadas por não saber se estaremos a altura de beijar, seduzir ou mesmo interessar alguém! Mas tenham calma tudo acontecerá naturalmente... Nesta fase tornamo-nos muito críticas em relação a tudo, ouvimos música a toda a hora, mudamos os nossos gostos, lemos, navegamos na net, dá-mos mais importancia as amigas do que á família pois os nossos pais que víamos a tanto tempo como verdadeiros heróis aparecem-nos com todos os seus defeitos, os seus limites. Não queremos ter a mesma vida que eles, mas como será a nossa? Que faremos mais tarde? O desconhecido assustamos.

 

"Só os adultos com má memória é que têm boas recordações da adolescência"   François Truffaut  


Acne 

 

 

Na pele, na raiz dos pêlos possuímos umas glândulas (chamadas de glândulas sebáceas) que fabricam um produto milagroso: o sebum. É graça a ele que a nossa pele não seca nem desidrata. Mas na puberdade com o afluxo de hormonas, este mecanismo perde completamente as estribeiras. As glândulas sebáceas começam a produzir cada vez mais sebum e ele começa a derramar-se através de um pequeno canal que existe à superfície da pele que se torna mais gordo e mais brilhante. Por isso quando existe uma sobrecarga de sebum é um engarrafamento completo: o canal entope e as borbulhas aparecem.

 

Porque que temos acne?

O stress e a ansiedade têm algo a ver com o acne. A qualidade da pele, mais ou menos oleosa, e a quantidade de hormonas também... No fundo os cientistas ainda não conseguiram determinar porque é que esta bactéria, responsábel pelas pústulas, se vem alojar sobre a pele! Não se sabe porque que uns adolescentes têm mais borbulhas do que outros. É algo natural um mistério por descobrir...

 

Criar um plano de batalha 

No entanto as borbulhas não é razão para desencorajares e ficares em casa a chorar à frente do espelho pois actualmente já existem métodos para lutar contra o acne. A primeira coisa que devemos fazer é ver a intensidade do acne para delinear um plano de ataque. 

  • A primeira etapa tem a ver com a limpeza da pele. ATENÇÃO A TODAS! O acne não é causado pela falta de higiene mas pode ser fomentado por uma higiene desadequada.Quando temos a pele oleosa, achamos que é preciso secá-la com loções adstringentes ou com sabões hidradantes (tipo sabão de Marselha, sabão rosa, azul, ect...) ISTO É FALSO! A pele precisa de ser muito mimada: é preciso limpá-la com óleo de amêndoas doces, lavá-la com sabões suaves e bem gordos. Com efeito, a pele quanto mais oleosa é, mais necessita de ser engordurada e hidratada. Estranho não é? Mas funciona!

 

O que não se deve fazer

  • Coçar-se! Quanto mais coçamos as borbulhas mais aumenta o risco de infecção. 
  • Espremer os pontos brancos. 
  • Abusar dos sprays anti-sépticos. Desequilibram a flora bacteriana e fragilizam a pele. 
  • Decapar o rosto todos os dias com produtos adstringentes (tipo gel ou creme para peeling) 
  • Expor-se ao sol.

 

Um segredo só nosso ( : 
  1. Trata a tua pele de preferência durante o período.
  2. Evita os produtos de bronzear e os produtos auto bronzeadores. 
  3. Evita encheres a pele de base para disfarçar as borbulhas. Deixa a tua pele respirar! 
  4. Não entres em pânico se também encontrares borbulhas no peito. É normal! Os ombros e o alto das costas são também por vezes atingidos. Cuida deles com o mesmo cuidado com que cuidas do rosto. 

 

TRETAS!
 

Circulam imensas ideias errados sobre o acne: 

  • Aqui está uma boa notícia para as gulosas! O acne não está ligado a uma alimentação muito rica. O chocolate, os bolos, as batatas fritas e o queijo não provocam borbulhas. Podes então continuar com alguns pequenos prazeres... e com uma alimentação equilibrada!
  • O acne é causado pela prática de prazeres solitários...O acne não tem qualquer relação com a vida sexual ou sentimental. 
  • O acne é contagioso...FALSO! A pequena bactéria que o causa está bem escondidinha debaixo da pele. Podem beijar-se a vontade sem trocar borbulhas!

 

 

 

Menstruação

 

 

A primeira vez

 

Entre os nossos 10 e os 15 anos existirá um belo dia que encontraremos nas nossas cuecas algumas manchas castanhas ou avermelhadas: SIM, é a primeira menstruação.

Frequentemente, a primeira vez não sentimos nada: nem mesmo uma pequena dor de barriga. E o sangramento não é abundante. Geralmente lembramo-nos desse dia para toda a vida. O que fazer? Evidentemente deves falar imediatamente com a tua mãe que te dará conselhos e pensos higiénicos. Entretanto se está aparição aparecer durante um dia na escola, não entres em pânico! Não é uma grande hemorragia. Um pouco de papel higiénico ou um lenço resolverá a situação até chegares a casa. Actualmente as adolescentes têm muita sorte pois a maior parte já esta informada antes deste aparecimento. Já sabem mais ou menos o que significa… mesmo se ainda tem algumas dúvidas.

 

Porquê a menstruação?

 

O sangue da menstruação vem do útero. A partir de agora, cada mês, sob a influência de hormonas, a parede do útero incha um pouco e torna-se mais espessa. Na realidade, está a preparar-se para receber um bebé! Como não vem nenhum, essa camada de mucosa que reveste o útero acaba por se deslocar e sair sob a forma de sangue, mais ou menos líquido (pode conter alguns coágulos). O aparecimento da menstruação significa que, todos os meses, os ovários produzem um óvulo que pode ser fecundado durante uma relação sexual. A partir de agora podes engravidar quando fizeres amor. Alguns pais anunciam este momento dizendo-te que “já és uma mulher!” As vezes pode parecer um pouco esquisito, não é? Mas na realidade, o aparecimento da menstruação assinala que o teu corpo atingiu a maturidade para procriar. Mas isto não quer dizer, de nenhum modo que já estejas pronta para ter uma criança ou para ter uma relação sexual! Em todo o caso és menstruada: tens um ciclo menstrual que dura aproximadamente 28 dias. Este ciclo instala-se até a menopausa, por volta dos 50 anos.

 

Pequenos incómodos

 

Muitas vezes, antes do aparecimento do período, sentes-te em baixo de forma. Estás cansada, deprimida, de mau humor, tudo te incomoda. É normal. É o chamado síndrome pré-menstrual e é frequentemente acompanhado por algumas dores físicas como por exemplo:

  • Os seios estão mais sensíveis e rígidos e a barriga um pouco inchada. 
  • Tens dores de barriga, tens caimbras, tens a impressão que te estão a roer por dentro.
  • Podes também sentir dores de cabeça, náuseas, dificuldades de concentração. Enfim, sentes-te indisposta. Se isto te afecta muito podes, sem hesitação, consultar uma ginecologista que te receitará uma medicação para as dores. Não te esqueças de repousar neste período. Coragem, não é nenhuma doença!


Não tenho menstruação é grave?

 

Há alguns casos.

  • Ainda não te apareceu a menstruação. Em média a menstruação aparece por volta dos 13 anos… mas é apenas uma média. Numas raparigas aparece aos 11, noutras aparece aos 17. Nada de preocupações!
  •  Já és menstruada mas o período não te aparece todos os meses, e por vezes, vem com um atraso muito grande. Mais uma vez não é preciso ficares preocupada: nos primeiros 2 ou 3 anos o ciclo menstrual é muito irregular.
  • Já és menstruada e fizeste amor com o teu namorado sem usares nenhuma protecção. Vai imediatamente ao ginecologista ou fazer um teste de gravidez para teres a certeza que não estás grávida. 

 

 

Dicas fixes ( :

 

A duração do período é muito variável de rapariga para rapariga e pode mesmo mudar de um ciclo para outro. A média situa-se entre 7 a 3 dias.

 

Um segredo só nosso!

 

Para viveres este período o mais confortável possível:

  • Procura ter um penso higiénico no teu saco ou na tua mochila para não seres apanhada desprevenida.
  •  Durante o período faz a tua higiene íntima de manhã e a noite com um sabão suave.
  • Muda de protecção de 4 em 4 horas no máximo e evita vestires roupas muito claras. 
  • Tens dores de cabeça? Toma um comprimido de paracetamol mas evita a aspirina porque torna o sangue mais fluído… e consequentemente o fluxo mais abundante. 
  • Tens dores de barriga? Mergulha num bom banho quente ou coloca um saco de água quente no baixo-ventre. Relaxa. Evita usar jeans muito apertados ou roupas que exerçam pressão debaixo do baixo-ventre.   

 

 

    

 

 

 

 

 


Galeria de Fotos: Temas

/album/galeria-de-fotos-temas/adolescencia-jpg/
/album/galeria-de-fotos-temas/acne%20na%20adolesc%c3%aancia-jpg/
/album/galeria-de-fotos-temas/acne-jpg/
/album/galeria-de-fotos-temas/acne-jpg1/
/album/galeria-de-fotos-temas/menstrua%c3%a7%c3%a3o-jpg/
/album/galeria-de-fotos-temas/pequenos-incomodos-jpg/

—————